Água RCI AURAS

AURAS INTERVÉM EM CONFLITO ENTRE FORNECEDOR DE ÁGUA NA MATOLA GARE

A AURAS participou de uma reunião no bairro da Matola Gare, Quarteirão 13, município da Matola, a mesma contou com a presença de representantes da AdRMM (Águas da Região Metropolitana da Cidade de Maputo), do Município da Matola, do chefe do quarteirão e dos moradores locais. O objetivo foi avaliar a situação do fornecimento de água no quarteirão, que tem enfrentado problemas com água não potável e inúmeras irregularidades no processo de substituição da fonte de abastecimento.

Os moradores manifestaram insatisfação com a morosidade do processo, alegando que não foram devidamente informados sobre as actividades realizadas pela AdRMM nem entenderam o processo e para piorar os indivíduos que se fazem as suas casas não se apresentam devidamente identificados. Estes também relataram irregularidades, pediram a presença de todos os envolvidos no processo e exigiram a retirada do fornecedor privado que actualmente opera na área, alegando atitudes inadequadas.

A AURAS esclareceu aos moradores os papéis de cada entidade envolvida no processo de abastecimento de água e explicou como funciona a estrutura de prestação do serviço. Como recomendação, sugeriu a marcação de uma nova reunião, para discutir, solucionar e definir claramente o papel de cada entidade no processo de abastecimento de água no quarteirão.

Para concluir, a reunião reforçou a necessidade de maior comunicação e participação dos moradores nos processos relacionados ao abastecimento de água, bem como a importância de se difundir ainda mais informações sobre como funciona o sistema e papel do consumidor para a sustentabilidade do mesmo, mostrou ser necessária também a coordenação clara entre todas as entidades envolvidas. A expectativa é que, na próxima reunião, seja possível avançar na resolução dos problemas apresentados.