AURAS PARTICIPA NA 19ª ASSEMBLEIA GERAL DA ESAWAS PARA FORTALECER O INTERCÂMBIO REGIONAL
A Autoridade Reguladora de Águas e Saneamento (AURAS) participou, entre 23 e 25 de Setembro, na 19ª Assembleia Geral Anual da ESAWAS (Associação de Reguladores de Água e Saneamento da África Oriental e Austral), em Lusaka, Zâmbia.
O evento reuniu reguladores do sector e esteve voltado ao fortalecimento do intercâmbio regional que foi marcado pelo alargamento da abrangência da associação para todo o continente Africano. A delegação da AURAS, composta pelo Administrador Executivo para o pelouro de Regulação, Raul Mutevúie e pelo Assessor do Conselho de Administração, Anselmo Munhequete, participou activamente nas sessões de intercâmbio técnico e institucional, que visavam promover a melhoria da regulação dos serviços de água e saneamento na região.
O ponto central da agenda foi a ratificação da nova constituição da ESAWAS, cuja aprovação representa um passo estratégico para a associação, que avança para se tornou desta forma uma entidade pan-africana, expandindo o seu papel para todo o continente. O Administrador Raul Mutevúie assinou a nova constituição em nome de Moçambique, reafirmando o compromisso da AURAS com os princípios da organização. Na sequência, foram entregues certificados de membro a todos os reguladores signatários.
Além da AURAS, estiveram presentes no evento entidades reguladoras como a AREEN do Burundi, LEWA do Lesoto, EWURA da Tanzânia, EWURA, RURA do Ruanda, a ZURA de Zanzibar, a NWASCO da Zâmbia, o Departamento de Água e Saneamento da África do Sul, a WASREB do Quénia, a WURD de Uganda, a WASAMA do Malawi, o IRSEA de Angola, a AREEN do Burundi, a Ek-WASRA da Nigéria e o MWRI do Sudão do Sul, recentemente admitido como membro da ESAWAS.